27°
Máx
13°
Min

Polícia divulga vídeo de morte de homem negro desarmado nos EUA

Foto: El Cajon Police Department/AP - Polícia divulga vídeo de morte de homem negro desarmado nos EUA
Foto: El Cajon Police Department/AP

Imagens em vídeo divulgadas nesta sexta-feira da morte de um homem negro desarmado pelas mãos da polícia, em um subúrbio de San Diego, nos EUA, mostram um policial disparando quatro vezes após o homem ter levantado as mãos à altura do peito, e tomou o que foi descrito como uma posição de tiro.

O vídeo foi divulgado após três noites de protestos violentos e na noite em que a família do homem convocou uma grande manifestação para pressionar as autoridades de El Cajon a mostrarem as imagens do encontro fatal.

Além do vídeo registrado pelo celular de uma testemunha, as autoridades também mostraram imagens capturadas por câmeras de segurança que mostram o policial Richard Gonsalves com sua arma na mão se aproximando de Alfred Olango, que se move lado a lado e se apoia em uma caminhonete branca.

Um segundo policial que aparece nos segundos finais do vídeo atira com uma arma de choque simultaneamente.

Olango, de 38 anos, era um refugiado da Uganda que chegou ainda pequenos nos Estados Unidos e foi fatalmente baleado por um policial de El Cajon que respondia a despachos sobre um homem mentalmente instável agindo de forma estranha e andando em meio ao trânsito.

A polícia disse que Olango não obedeceu a uma ordem para tirar a mão das calças e foi morto após tirar um objeto de seu bolso e apontá-lo para um policial em uma "posição de tiro", de acordo com a polícia. O objeto era um cigarro eletrônico. Fonte: Associated Press.