22°
Máx
17°
Min

Polônia tem grande protesto contra o governo e a favor da UE

(Foto: Reprodução) - Polônia tem grande protesto contra o governo e a favor da UE
(Foto: Reprodução)

Varsóvia, 07 (AE) - Dezenas de milhares de poloneses foram às ruas neste sábado no centro de Varsóvia, para mostrar sua oposição às políticas do governo de conservador. Na avaliação dos manifestantes, o governo tem uma postura antidemocrática e que prejudica a posição da Polônia na União Europeia.

Autoridades municipais estimaram que 240 mil pessoas tenham participado do evento, uma das maiores manifestações contra o governo desde que o Partido Lei e Justiça chegou ao poder no ano passado. Houve também um ato bem menor dos nacionalistas favoráveis ao governo, que mostraram-se contrários à influência de Bruxelas em questões do país.

As manifestações são uma mostra da forte divisão social na Polônia, onde muitos desejam uma maior integração com a Europa, mas outros sentem que o ingresso na UE erodiu a soberania nacional, ganha apenas com o fim da Guerra Fria. O país entrou na UE há 12 anos.

A maior marcha foi organizada pelo partido oposicionista Plataforma Cívica e pelo grupo Comitê pela Defesa da Democracia, com o apoio de outras siglas da oposição.

O Partido Lei e Justiça assumiu no fim do ano passado e adotou medidas que enfraqueceram o Tribunal Constitucional nacional. O partido centralizou poder, mas acabou condenado pela UE e pelo Conselho da Europa, um grupo de direitos humanos, que vê o Estado de Direito ameaçado no país. O partido governista diz que busca construir uma nação mais forte e livre do que seria a influência de ex-comunistas e liberais. O governo é alvo de protestos, mas continua muito popular entre o eleitorado mais conservador. Fonte: Associated Press.