26°
Máx
19°
Min

População de origem imigrante atinge nível recorde na Alemanha

A sociedade da Alemanha nunca foi tão multicultural, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pelo Escritório Federal de Estatísticas do país. Os números oficiais mostram que um total de 17,1 milhões de pessoas que viviam em 2015 na Alemanha têm origem imigrante.

O instituto afirmou que 21% da população tinha origem imigrante no ano passado. Isso significa que pelo menos um dos pais dessas pessoas não tinha cidadania alemã no momento de seu nascimento delas. O número teve um crescimento de 4,4% na comparação com 2014.

Os dados refletem a força econômica da Alemanha e, em parte, seu regime de asilo liberal, no momento em que mais pessoas do que nunca pediram asilo na maior economia europeia no ano passado.

Os resultados da pesquisa do ano anterior também são uma mostra dos desafios pela frente para o governo na integração dos imigrantes, muitos dos quais não falam o idioma alemão nem têm uma boa formação escolar.

O instituto de estatísticas disse que as pessoas nesse grupo são em geral mais jovens e menos educadas que os indivíduos sem a origem imigrante. Muitos deles têm raízes na Turquia, na Polônia e na Rússia, mas também na Itália e na Grécia. Fonte: Dow Jones Newswires.