26°
Máx
19°
Min

Premiê Enda Kenny é apontado para segundo mandato na Irlanda

Os parlamentares da Irlanda apontaram nesta sexta-feira Enda Kenny para um segundo mandato como primeiro-ministro. Com isso, o país encerra seu período mais longo sem um governo, na quarta tentativa no Legislativo para se chegar a um acordo.

Kenny consegue, com isso, ser o primeiro líder do partido Fine Gael, de centro-direita, a conseguir dois mandatos consecutivos. Ele comandará, porém, um governo minoritário, cuja sobrevivência dependerá de nove legisladores independentes, e também dependerá de uma aliança com os rivais de longa data do Fianna Fáil, de centro-direita.

Um governo do tipo era a solução mais provável, após eleições inconclusivas serem realizadas em 26 de fevereiro, quando o Fine Gael e seu parceiro anterior de coalizão perderam cadeiras no Parlamento, mas sem que os opositores chegassem perto de uma maioria.

Nas três votações anteriores no Parlamento, o apoio a Kenny havia ficado restrito aos 50 legisladores de seu próprio partido e a dois independentes. Na sexta-feira, ele recebeu 59 votos, enquanto 49 parlamentares votaram contra a nomeação e os demais se abstiveram. Fonte: Dow Jones Newswires.