24°
Máx
17°
Min

Republicano Marco Rubio perde na Flórida e abandona corrida presidencial nos EUA

O pré-candidato à presidência dos Estados Unidos pelo partido republicano, o senador Marco Rubio, desistiu de participar da corrida para a Casa Branca após perder as primárias em seu estado natal, a Florida, para o bilionário Donald Trump, que ficou quase 20 pontos na frente, segundo as estimativas divulgadas pela imprensa norte-americana na noite desta terça-feira.

Rubio, que era encarado no início das primárias como uma alternativa à escalada de Trump, anunciou que estava deixando a campanha em um discurso em Miami nesta terça-feira, onde declarou que os EUA estão no meio de "uma tempestade política" e que o país corre o risco de se transformar em uma nação "fraturada". O senador afirmou que se tornar presidente agora "não está nos planos de Deus" e por isso suspenderia sua campanha.

Com a saída de Rubio, sobram três pré-candidatos para disputar a indicação do partido republicano, Trump, o senador pelo Texas, Ted Cruz, e o governador de Ohio, John Kasich, que nesta terça venceu as primárias em seu estado natal. Com isso, ainda consegue ficar na disputa pela Casa Branca.

Analistas já vinham ressaltando nos últimos dias que, se Rubio perdesse na Flórida, dificilmente sobreviveria na campanha.