22°
Máx
16°
Min

Responsável por discurso de Melania Trump se desculpa por plágio

(Foto: Divulgação) - Responsável por discurso de Melania Trump se desculpa por plágio
(Foto: Divulgação)

Uma funcionária da Trump Organization assumiu nesta quarta-feira a responsabilidade por passagens do discurso de Melania Trump que foram plagiadas do discurso de Michelle Obama em 2008, quando seu marido ainda disputava a nomeação do partido Democrata.

Em um comunicado distribuído pela campanha de Trump, Meredith McIver se desculpou pelo ocorrido e acrescentou também ofereceu sua demissão a Donald Trump, que a recusou.

Em discurso proferido na segunda-feira, Melania evocou passagens que, poucas horas depois, foram encontradas no texto lido pela agora primeira-dama em 2008, o que gerou grande reação negativa.

A retratação marca uma mudança de postura. Ontem Paul Manafort, o responsável pela campanha do republicano, acusou a campanha da candidata democrata, Hillary Clinton, de ser ter espalhado acusações de plágio, o que eles negaram.

Em seu comunicado, Meredith afirma que as similaridades entre os dois discursos ocorreram após Melania ler o discurso de Michelle como um exemplo de "pessoas que a inspiraram e mensagens que ela gostaria de dar ao povo norte-americano". Meredith teria copiado as passagens em seu caderno de anotações e "depois incluído algumas das frases no rascunho que acabou se tornando o discurso final" da esposa de Trump.

"Este erro foi meu e me sinto terrivelmente mal pelo caos que causei à Melania e aos Trumps, assim como à senhora Obama", disse a escritora no comunicado.

Ela também afirmou ter oferecido sua demissão na terça-feira, mas Trump descartou-a, afirmando que "pessoas cometem erros" e que "precisamos aprender e crescer com essas experiências". Fonte: Dow Jones Newswires.