21°
Máx
17°
Min

Rússia anuncia criação de três divisões militares para conter tropas da Otan

A Rússia criou três divisões militares para combater a expansão planejada das tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) perto de suas fronteiras, disse o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, nesta quarta-feira.

Duas divisões militares serão deslocadas no Distrito Militar Oeste e mais uma ao sul do país para conter a pressão crescente da Otan perto da Rússia.

Moscou ameaçou que irá responder se a Otan reforçar a presença dos seus soldados ao longo da fronteira com a Rússia. Autoridades ocidentais disseram que a aliança vai enviar quatro batalhões - cerca de 4.000 tropas - à Polônia e aos clubes de campo bálticos ex-soviéticos.

A Rússia vem alertando diversas vezes para o perigo da intensificação da presença militar da Otan ao longo das suas fronteiras.

O Pentágono disse que o novo envio de tropas da Otan são em resposta aos exercícios militares "provocadores" da Rússia ao longo das fronteiras com os membros da sua aliança. A Rússia, por sua vez, diz que seus exercícios militares - mais de 1.000 desde dezembro - são, em parte, resultado do aumento das tropas da Otan ao longo das fronteiras. Fonte: Dow Jones Newswires.