21°
Máx
17°
Min

Santos e Uribe criam comissão com objetivo de resgatar acordo com as FARC

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e seu antecessor, Álvaro Uribe, dois arquirrivais políticos de muitos anos, concordaram em aumentar uma comissão de delegados para encontrar uma saída para a crise gerada na esteira da vitória do "não" aos acordos de paz firmados entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O encontro dos líderes, que já foram aliados no passado, tem o objetivo de resgatar os acordos de paz e se estendeu por quase quatro horas. "Estamos muito perto de alcançar a paz, uma paz estável, duradoura e com o apoio de um público mais amplo", disse Santos, logo em seu primeiro contato com o líder da campanha pelo "não" ao acordo de paz.

"Manifestamos ajustes iniciais que deverão ser introduzidos nos textos de Havana. Para buscar um novo acordo de paz que envolva todos os colombianos", disse Uribe após a reunião.

Ambos falaram da criação de uma comissão de três representantes de cada parte para que continuem a bisca de uma saída para resgatar os acordos firmados em 26 de setembro em Cartagena, após quatro anos de negociações na capital cubana.

"Com serenidade e realidade se encontrará um caminho" afirmou Santos, que garantiu a continuidade das consultas de outros setores políticos que se opõem ao acordo nos próximos dias. Ele esclareceu que as propostas serão analisadas pelos rebeldes. Fonte: Associated Press.