21°
Máx
17°
Min

Terremoto deixa 4 mortos em Mianmar e danifica estruturas históricas

Foto: AFP - Terremoto deixa 4 mortos em Mianmar e danifica estruturas históricas
Foto: AFP

Um poderoso terremoto abalou Mianmar, nesta quarta-feira, matando pelo menos quatro pessoas e danificando aproximadamente cem antigos pagodes budistas na antiga capital Pagan, o maior destino turístico do país, de acordo com autoridades.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o terremoto de 6,8 graus ocorreu na tarde de hoje (no horário local) e seu epicentro foi a 25 quilômetros de Chauk, uma região a oeste da antiga capital de Pagan.

Pelo menos 185 pagodes de tijolos foram danificados, segundo a imprensa local. Pagan possui mais de 2.200 estruturas incluindo pagodes e templos construídos entre os séculos X e XIV. Muitas das estruturas estão em mal estado, enquanto outras foram restauradas com a ajuda da agência cultural da Organização das Nações Unidas (ONU), Unesco.

O serviço geológico informou ainda que o tremor foi localizado relativamente muito abaixo da superfície da Terra, a uma profundidade de cerca de 84 quilômetros. Terremotos profundos geralmente causam menos danos à superfície. Fonte: Dow Jones Newswires.