22°
Máx
14°
Min

Toyota vai paralisar produção por causa de terremoto no Japão

A fabricante de veículos Toyota diz que vai fechar a sua linha de montagem no Japão ao longo desta semana, por causa da escassez de peças provocada por dois fortes terremotos que atingiram a parte do sul do país. A maior montadora do mundo postou o anúncio em seu site neste domingo.

O desligamento começará amanhã (18) em uma fábrica em Kyushu, e deve ser estendida para outras plantas no Japão até sexta-feira. A Toyota informou que a retomada das operações dependerá da disponibilidade de peças.

Os terremotos, que atingiram o país entre quinta e sexta-feira, deixaram 180 mil pessoas desabrigadas. Algumas das áreas danificadas estão em regiões de difícil alcance, com montanhas que sofreram deslizamentos de terra, bloqueando estradas e provocando o desabamento de pontes.

As forças armadas dos Estados Unidos informou que prepara voos de ajuda para as áreas atingidas pelo terremoto. Os EUA têm bases militares da Força Aérea, do Exército e da Marinha no Japão, que abrigam cerca de 50.000 soldados no país.

Um funcionário prefeitura de Kumamoto diz 11 pessoas continuam desaparecidas. A mídia japonesa relata que oito dos desaparecidos estão em Minamiaso, uma aldeia montanhosa perto do vulcão Mount Aso. Helicópteros de resgate circulam pela região. Fonte: Associated Press