22°
Máx
17°
Min

Trump admite que não terá bom relacionamento com premiê do Reino Unido

(Foto: Estadão Conteúdo) - Trump admite que não terá bom relacionamento com premiê do Reino Unido
(Foto: Estadão Conteúdo)

O pré-candidato do Partido Republicano à corrida presidencial dos EUA Donald Trump disse que ele pode ter um mau relacionamento com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, após ele ter chamado a proposta de Trump de barrar muçulmanos nos EUA de "estúpida, errada e que estimula divisões".

Os comentários de Trump, transmitidos nesta segunda-feira em um programa de televisão da ITV, certamente irão causar um mal-estar no Reino Unido, onde os EUA são vistos como o país aliado mais próximo. Cameron se recusou a retirar os comentários que descrevem a proposta de proibir muçulmanos como "estúpida, errada e que estimula divisões".

"Parece que não vamos ter um relacionamento muito bom", disse Trump na entrevista realizada em Nova York. "Eu espero, quem sabe, ter um bom relacionamento com ele, mas tudo indica que Cameron não está disposto a resolver o problema", disse.

Na entrevista realizada no sábado, Trump também descreve o novo prefeito de Londres, Sadiq Khan, como "rude" por chamá-lo de ignorante. O magnata do mercado imobiliário disse ele iria lembrar da reação hostil do prefeito, uma vez que para Khan, um muçulmano, seria dada uma exceção à proibição temporária.

"Ele não me conhece, nunca se encontrou comigo, nada sabe sobre a pessoa que sou. Penso que foram comentários muito mal-educados e podem dizer-lhe que não me esquecerei deles", acrescentou. "Estas são declarações muito desagradáveis". Trump negou que ele entraria "em guerra" com Khan.

"Eu só acho que ele foi muito rude. Na verdade, foi o oposto. Eu o cumprimentei quando soube que ele ganhou a eleição e ele é muçulmano. Acho que ele que é ignorante por falar isso". O escritório de Khan respondeu com ultraje às observações e disse que os eleitores norte-americanos irão rejeitar a opinião do Trump. Fonte: Associated Press.