28°
Máx
17°
Min

Trump detém liderança sobre Cruz na corrida republicana, diz pesquisa

Donald Trump mantém uma estreita liderança de três pontos porcentuais para a nomeação do partido republicano na corrida presidencial dos Estados Unidos, de acordo com uma nova pesquisa realizada pelo Wall Street Journal e a NBC News. Mas os dados também revelam possíveis rupturas no apoio ao empresário.

Nacionalmente, Trump é o favorito de 30% dos prováveis eleitores das primárias republicanas. Em segundo lugar está o senador Ted Cruz, com 27%. O governador de Ohio, John Kasich, tem o apoio de 22% dos possíveis eleitores, contra 20%, de Marco Rubio, segundo a pesquisa.

Trump ganhou 12 das 20 primeiras competições pela nomeação dos republicanos e construiu uma liderança sólida no número de delegados, graças, em parte, a um campo fragmentado onde nenhum de seus rivais foram capazes de reunir a maior parte dos seus detratores.

Quatro Estados votam nesta terça-feira, e espera-se que Trump vença em Michigan e em Mississippi.

Mas a pesquisa sugere que se a corrida se tornar uma disputa entre Trump e um de seus três rivais americanos, seu oponente teria vantagem. Em um embate hipotético entre Trump e Cruz ou Trump e Kasich, os oponentes do empresário liderariam por 57% a 40% das intenções de voto. Rubio também superaria Trump, mas com uma margem mais estreita: 56% a 43%.

Talvez mais um problema para Trump: ele é a escolha favorita entre 36% dos republicanos em estados que já realizaram primárias, mas o campo parece um pouco mais confuso em Estados que ainda não votaram.

Com quase metade das primárias ainda por vir, Trump é o favorito de 27% dos republicanos nesses Estados; Cruz tem 25% das intenções de voto, seguido por Kasich, com 24% e Rubio, com 23%.

A pesquisa foi realizada com 397 eleitores das primárias republicanas. Fonte: Dow Jones Newswires.