22°
Máx
16°
Min

Trump diz acreditar que Reino Unido se sairia melhor fora da União Europeia

(Foto: Michael Vadon/ Wikimédia Communs) - Trump diz acreditar que Reino Unido se sairia melhor fora da União Europeia
(Foto: Michael Vadon/ Wikimédia Communs)

O pré-candidato republicano Donald Trump afirmou que o Reino Unido estaria "melhor sem" a União Europeia, entrando no acalorado debate sobre a votação popular sobre se o país deve ou não seguir como parte do grupo. O país vota o tema em 23 de junho.

"Eu diria que eles estão melhor sem isso, pessoalmente, mas não estou fazendo uma recomendação, é apenas meu sentimento", afirmou Trump em entrevista à rede Fox News ao ser questionado sobre o tema.

O provável candidato republicano à presidência disse que muito da crise de imigração europeia foi impulsionada pela própria UE. Trump lembrou que tem muitos investimentos no Reino Unido e que conhece o país bem. "Eu diria que eles estão melhores sem isso a UE, mas quero que eles tomem sua própria decisão."

As declarações de Trump colocam o empresário em posição divergente à do primeiro-ministro britânico, David Cameron, que faz campanha para que o país permaneça na UE. O presidente dos EUA, Barack Obama, também pediu a manutenção do país no bloco, advertindo que a perspectiva de fechar acordos comerciais com os EUA seria afetada caso o Reino Unido saísse.

Anteriormente, Cameron já qualificou os comentários de Trump de que queria banir muçulmanos dos EUA como "divisores, estúpidos e errados". Fonte: Dow Jones Newswires.