27°
Máx
13°
Min

Trump diz que ele foi sarcástico ao afirmar que Obama fundou o Estado Islâmico

O candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump, está dizendo agora que ele foi sarcástico ao afirmar que o presidente norte-americano, Barack Obama, foi o fundador do grupo terrorista Estado Islâmico.

Por meio do seu Twitter, Trump fez uma crítica nesta sexta-feira à cobertura da CNN, dizendo que a rede levou "muito a sério a sua reivindicação". Trump escreveu: "eles não viram o sarcasmo?"

Em um comício na quarta-feira, Trump afirmou que Obama é "fundador" do grupo Estado Islâmico. Questionado em entrevista à rede CNBC nesta quinta-feira sobre se era apropriado chamar um presidente dos EUA de fundador de uma organização terrorista que quer matar norte-americanos, Trump retomou a acusação que já havia feito anteriormente.

"Ele foi o fundador do Estado Islâmico, sem dúvida", disse Trump. O candidato da oposição culpou o presidente pela decisão de retirar tropas, o que segundo alguns criou um vácuo de poder no qual grupos extremistas como o Estado Islâmico prosperaram. Segundo Trump, os EUA "nunca deveriam ter entrado" na guerra, mas não deveriam "ter saído da maneira como saíram". Fonte: Associated Press