21°
Máx
17°
Min

Turquia prepara requisição oficial para prisão de Gulen

Autoridades da Turquia prepararam uma requisição oficial para a prisão temporária do clérigo islâmico Fethullah Gulen, que vive exilado nos EUA, por seu suposto envolvimento na tentativa de golpe contra o governo turco em 15 de julho, disse neste sábado a agência estatal de notícias Anadolu. A promotoria pública de Istambul diz que Gulen deve ser preso antes de um pedido formal de extradição. Segundo a agência, a requisição foi submetida ao ministério da Justiça da Turquia e deve ser repassada a autoridades dos EUA.

O governo turco alega que Gulen é responsável pela tentativa fracassada de golpe que resultou na morte de 270 pessoas, e classificou o grupo do clérigo como uma organização terrorista. Gulen administra da Pensilvânia uma rede mundial de entidades beneficentes e escolas, e Ancara exige que ele seja extraditado para a Turquia para ser julgado.

Washington, por sua vez, diz que precisa de provas do envolvimento do clérigo e que o processo normal de extradição precisa ser respeitado. Gulen nega envolvimento na tentativa de golpe.

Na sexta-feira, os ministros da Justiça e de Relações Exteriores da Turquia anunciaram que uma delegação do Departamento de Justiça dos EUA chega ao país no dia 22 de agosto para discutir o pedido de extradição. O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, disse neste sábado que o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, deve visitar o país nesse período, segundo a Anadolu.

Em Washington, a Casa Branca confirmou que Biden deve viajar para a Turquia em 24 de agosto. Ele é um dos principais interlocutores da administração Obama com o governo turco, e fala com frequência com o presidente Recep Tayyip Erdogan.

A Turquia laçou uma grande ofensiva contra supostos apoiadores do movimento de Gulen, levantando preocupações entre governos europeus e grupos de defesa dos direitos humanos. Mais de 35 mil pessoas foram detidas para interrogatório e milhares de outras demitidas de empregos públicos. Fonte: Associated Press.