22°
Máx
16°
Min

União Europeia vai enviar 1 bilhão de euros para auxiliar refugiados sírios

(Foto: Forças de Segurança da Macedônia) - União Europeia vai enviar 1 bilhão de euros para auxiliar refugiados sírios
(Foto: Forças de Segurança da Macedônia)

O presidente do Conselho da União Europeia (UE), Donald Tusk, afirmou neste sábado que o bloco de 28 países vai investir 1 bilhão de euros em projetos de auxílio aos refugiados sírios. Após visita a um campo de refugiados em Gaziantep, perto da fronteira da Turquia com a Síria, Tusk disse que a Turquia é o "melhor exemplo" de como os refugiados devem ser tratados.

Participaram da viagem, ao lado de Tusk, a chanceler alemã Angela Merkel, o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans e o primeiro-ministro turco Ahmet Davutoglu. Mais cedo, os líderes europeus visitaram o campo de refugiados e um centro de suporte para crianças, financiado pela União Europeia.

Ativistas de direitos humanos criticaram o roteiro da visita, apontando que só serão contemplados "campos higienizados". Grupos pedem que a comitiva visite campos do outro lado da fronteira, que abrigam dezenas de milhares de refugiados impedidos de entrar na Turquia. Estima-se que 2,7 milhões de sírios estejam na Turquia atualmente. Fonte: Associated Press.