22°
Máx
16°
Min

Uruguai passa presidência da Unasul à Venezuela

O Uruguai passou a presidência da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) à Venezuela, em cerimônia realizada no Equador neste sábado. No início do encontro, os presentes fizeram um minuto de silêncio pelas mais de 600 vítimas fatais do terremoto que aconteceu no país recentemente. No evento, realizado em Quito, o ministro do Exterior do Uruguai entregou a liderança do bloco à chanceler da Venezuela, Delcy Rodríguez. Participaram do evento representantes dos 12 países que integram a Unasul, entidade formada em 2004.

Após a prestação de contas realizada pelo Uruguai, o secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, afirmou que a "solidariedade e a integração que tornaram possível a reunião dos chanceleres da região nasceu nas ruínas de Manta e Pedernales", os povos da costa do Equador mais afetados pelo terremoto. A Unasul se ofereceu a convocar uma reunião extraordinária das entidades de desastres naturais dos principais países que compõe o bloco para prestar assistência ao Equador, afirmou Samper. Neste sábado, os representantes da Unasul se preparavam para anunciar outras medidas.

O mais forte terremoto no Equador aconteceu na noite do último sábado (16) e desde então os tremores secundários não cessaram. O desastre deixou pelo menos 646 morots e mais de 130 continuam desaparecidas, segundo números oficiais mais recentes. Fonte: Associated Press.