28°
Máx
17°
Min

Van da polícia passa por cima de manifestantes em protesto nas Filipinas

Uma van da polícia das Filipinas passou por cima de uma multidão de manifestantes na frente da embaixada dos Estados Unidos em Manila nesta quar-taifera, ferindo diversas pessoas.

Imagens gravadas em vídeo pela imprensa local mostram uma van da polícia andando em marcha ré em alta velocidade em direção a uma multidão, antes de parar e começar a andar para a frente, batendo em pessoas e machucando outras embaixo das rodas. Momentos antes, gás lacrimogênio foi jogado sobre os manifestantes, segundo relatos nas redes sociais.

Uma autoridade norte-americana afirmou que a embaixada estava ciente do protesto realizou uma consulta com a polícia filipina.

As autoridades disseram que a situação piorou quando "militantes entraram na formação defensiva" de policiais que cuidam da segurança da embaixada. O comunicado da polícia não mencionou a van. A polícia afirmou que o incidente está sendo investigado.

Centenas de manifestantes, incluindo membros de grupos indígenas e organizações de esquerda, se reuniram na frente da embaixada dos Estados Unidos para declarar apoio às iniciativas do presidente filipino Rodrigo Duterte por uma política externa mais independente. No momento, Duterte está em Pequim em uma visita de estado que corrobora sua estratégia. Ele afirma que quer reduzir a dependência de segurança dos Estados Unidos. Fonte: Dow Jones Newswires.