21°
Máx
17°
Min

Projeto quer obrigar hidrômetros individuais em apartamentos de Londrina

(foto: Sanepar/Divulgação) -  Projeto quer obrigar hidrômetros individuais em apartamentos
(foto: Sanepar/Divulgação)

A Câmara de Vereadores de Londrina começa a discutir na sessão desta terça-feira (9) um projeto de lei que obriga a  instalação de hidrômetros individuais por apartamentos em prédios que venham a ser construídos na cidade.

O projeto é de autoria do vereador Professor Rony (PTB), e tem o objetivo de corrigir distorções em relação ao efetivo consumo e ao valor pago pela água, conferindo assim aos consumidores maior controle, economia e, sobretudo, a utilização adequada e responsável da água.

No sistema atual, a conta total de água é dividida entre todos os apartamentos, independente do consumo de cada unidade.

A Comissão de Justiça, Legislação e Redação acolheu parecer técnico e manifestou-se favoravelmente à tramitação do projeto.

As comissões de Administração, Serviços Públicos e Fiscalização e de Desenvolvimento Econômico emitiram pareceres prévios solicitando manifestação do Sindicato da Indústria da construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon), ao Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do Paraná (Secovi-PR), e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que manifestaram-se favoravelmente à iniciativa.

A Sanepar lembrou, porém, que a instalação de hidrômetros individuais já vem sendo utilizada na grande maioria dos novos edifícios da cidade em atendimento à Resolução nº 18 de 31 de agosto de 2009 do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma).

(com assessoria de imprensa da Câmara)