21°
Máx
17°
Min

25 presos aguardam no CIAC-Sul para serem removidos

O Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac-Sul), anexo ao 8.º Distrito Policial, no bairro Portão, está com 25 presos à espera de remoção para distritos policiais que mantenham carceragem. Neste domingo (21), a informação do investigador do 4.º Distrito Policial, delegacia do plantão deste fim de semana, é de deveria ter havido a remoção dos presos às 7 horas, mas não aconteceu.

Os detidos estão alojados em um corredor da DP, sem acesso a banheiro. A cela provisória abrigaria apenas 4 pessoas. Segundo o policial (que não quis se identificar), os homens detidos estão há quatro dias esperando uma solução.  Na madrugada da última quinta-feira(18) um princípio de rebelião foi controlado por policiais civis e militares. O problema vem acontecendo desde novembro do ano passado. 

O Departamento de Execução Penal (Depen) já está ciente do problema e aguarda, para a próxima semana, a reunião com o Conselho Penitenciário para autorizar as remoções.

Funcionamento

O CIAC-Sul funciona durante o período noturno das 19 às 7h, em regime de revezamento entre os 12 distritos policiais durante a semana. No fim de semana, o atendimento inicia às 19h de sexta e encerra o plantão às 7h de segunda-feira. O 1.º DP, que atende a área central, não integra o atendimento do CIAC-Sul.