27°
Máx
13°
Min

50 pessoas cavalgarão de Foz do Iguaçu a Céu Azul por caminho trilhado por Santos Dumont há 100 anos

(Foto: Divulgação) - Cavalgada vai percorrer caminho trilhado por Santos Dumont
(Foto: Divulgação)

Cerca de 50 cavaleiros farão uma cavalgada histórica de 110 km pela Estrada Velha de Guarapuava, com passagem por diversos roteiros turísticos regionais de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha, São Miguel do Iguaçu, Matelândia e Céu Azul, de 12 a 14 de agosto.

Há exatos cem anos, Santos Dumont percorreu o trajeto das Cataratas do Iguaçu à capital do estado no lombo de um cavalo para pedir ao governador  do Paraná, na época, Affonso Camargo, a desapropriação das terras e para tornar aquele lugar acessível a toda a humanidade.

O feito deste brasileiro colaborou para a criação do Parque Nacional do Iguaçu e proteção de uma riquíssima biodiversidade no entorno da unidade de conservação. 

Mais do que homenagear a contribuição de Santos Dumont para a região, os cavaleiros irão viver um pouco desta experiência de andar a cavalo pela antiga via, que teve um papel fundamental para o desenvolvimento regional. Serão três dias de muita cavalgada, histórias e encontros com produtores rurais e moradores da região.

O roteiro dos cavaleiros será recheado de muita cultura, história e ambiente natural. A atividade começará na sexta-feira, 12, às 6 horas, com a bênção dos animais, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, localizada na BR-469, próximo à entrada do Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu. 

Do local, os participantes seguirão montados em seus cavalos, com apoio de uma comitiva da organização composta por um caminhão de boiadeiro e carros com equipe de auxílio aos cavaleiros e aos animais.

As vagas são limitadas a 50 participantes e têm o custo de R$ 150. A inscrição inclui: seguro pessoal; alimentação (café da manhã, almoço e jantar); chapéu oficial do evento; alojamento nos dois locais de pouso; apoio de caminhão de boiadeiro; hidratação e cuidado com os animais. Para realizar sua inscrição, entre em contato com Pedro Fogaça pelo telefone celular (45) 8806-8857, que também atende por WhatsApp.

Realização

A cavalgada histórica pela Estrada Velha de Guarapuava e roteiros turísticos regionais – 100 Anos da Passagem de Santos Dumont pela Região do Parque Nacional do Iguaçu é uma realização do Instituto Cataratas e da Fundação SOS Mata Atlântica, com o apoio do Parque Nacional do Iguaçu – ICMBio, Agência de Desenvolvimento Turístico Cataratas e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur Cataratas e Caminhos) e prefeituras de Serranópolis do Iguaçu, Matelândia e Céu Azul.

Roteiro 

Passagem pela Estrada Velha de Guarapuava, Corredor Ecológico de Santa Maria (Santa Terezinha de Itaipu), Vilas de Santo Alberto e São José do Iguaçu (antigas vilas dentro região do parque), Caminhos do Colono (Roteiro Turístico de Serranópolis do Iguaçu), Turismo Matelândia (Programa de Desenvolvimento de Turismo Rural) e Gruta Nossa Senhora de Lourdes (Céu Azul).

Programação:

  • Sexta-feira (12 de agosto)
  • 6h: recepção dos participantes com café da manhã e bênção dos animais – Igreja Nossa Senhora de Fátima, BR-469, próximo à entrada do Parque Nacional do Iguaçu
  • 7h30: largada da cavalgada
  • 12h30: almoço na Estrada Velha de Guarapuava, em São Miguel do Iguaçu
  • 17h: chegada na D’Mary Morangos. Recepção com jantar e pouso em Serranópolis do Iguaçu
  • Sábado (13 de agosto)
  • 7h: café da manhã. Saída da D’Mary Morangos, em Serranópolis do Iguaçu
  • 12h: almoço na Linha Progresso, em Serranópolis do Iguaçu
  • 17h: chegada ao Recanto Xororó. Recepção, jantar e pouso em Matelândia
  • Domingo (14 de agosto)
  • 7h: café da manhã e saída
  • 12h30: chegada à Gruta Nossa Senhora de Fátima, em Céu Azul, com almoço
  • 15h: desmobilização da cavalgada

Mais informações e inscrições pelo telefone (45) 8806-8857 (WhatsApp) ou cavalgadasantosdumont@gmail.com

Colaboração: Assessoria de imprensa