23°
Máx
12°
Min

Abastecimento de água é retomado em Umuarama

(Foto: Sanepar) - Abastecimento de água é retomado
(Foto: Sanepar)

O abastecimento de água em Umuarama foi retomado nesta quarta-feira (11) após a inundação da estação de captação, devido à cheia do Rio Piava. Umuarama registrou 149 milímetros de chuva apenas na segunda-feira (9), quando a média histórica para todo o mês de maio é de 145. O rio subiu quase 1,5 metro e a Sanepar interrompeu a produção de água.

O Procon chegou a notificar a empresa para que prestasse esclarecimentos sobre o desabastecimento, cobrando um plano de emergência. O coordenador industrial da Sanepar em Umuarama, Ismael Vasques, informou que a expectativa é que o serviço seja normalizado na madrugada desta quinta-feira (12).

“Nós colocamos a estação para funcionar ontem [terça-feira]. Ela entrou em operação com dois conjuntos moto-bomba. Agora, às 12h45, entramos com o terceiro conjunto, estamos operando na nossa capacidade máxima. Como a cidade ficou desabastecida por um tempo, o que nós estamos produzindo, está sendo distribuído e ainda falta água em alguns pontos”, colocou.

Além da falta de água que permanece em alguns locais de Umuarama, várias pessoas notaram que a água está saindo das torneiras barrenta. A Sanepar informou que uma bomba reserva foi danificada pela cheia do Rio Piava, mas que não haverá prejuízos ao retorno dos serviços.

Estragos

A Prefeitura de Umuarama contabiliza os estragos causados pelas chuvas dos últimos dias. No Jardim Shangri-la, uma das pistas da ponte foi interditada devido ao rompimento de uma tubulação da Sanepar, com danos ao asfalto. No Jardim Irene, três vias também foram danificadas.