23°
Máx
12°
Min

Abóbora ‘gigante’ de 34 quilos surpreende produtor rural

Sempre que sobra um tempo o empresário Ronaldo Portela vai para seu refúgio no quintal de casa para mexer na terra e cuidar da horta. Ele planta de tudo um pouco e até cria alguns animais. Essa foi a forma que o empresário encontrou para se desligar da agitação do dia a dia e relaxar.

“Como diziam os antigos, você lidar na terra as energias vão para a terra, é um hobby e com certeza é desestressante”, comenta o produtor. Ronaldo sempre cultivou abóboras na horta, mas no ano passado, durante o período de plantio, ele resolveu experimentar uma variedade nova. O que ele não imaginava era que o resultado seria esse: uma abóbora gigante.

São 34 quilos, difícil até de segurar. Para tirar da horta, só com carinho de mão. Apesar de ter investido em adubos orgânicos de boa qualidade e todo cuidado que teve com a plantação, ele não esperava que a hortaliça ficasse desse tamanho. “Eu estava procurando algumas abóboras no quintal e me deparei com essa abóbora desse tamanho. Não é muito comum, até me surpreendi e acho que devido à época, que foi de muita chuva, porque a abóbora necessita de muita água, e a terra estava bem estercada, e acabou aparecendo uma abóbora do tamanho acima do normal”, lembra.

O engenheiro agrônomo Ricardo Ayub explica que uma série de fatores podem ter contribuído para que a abóbora crescesse tanto. “Nos Estados Unidos, que têm diversos matérias genéticos, eles podem chegar a 200, até 300 quilos em uma abóbora. Então quando você tem o potencial genético, as condições climáticas favorecem e tem uma boa adubação em solo, você pode atingir 30 quilos com facilidade como esse produtor aqui no Paraná”, explica.

A abóbora gigante que nasceu na hora do Ronaldo já tem um destino certo e será bem saboroso. “Vou esperar um tempo e o dia que der certo, vou cortar para fazer doce e compotas”, revela.

Colaboração Maira Zimermann, da Rede Massa.