24°
Máx
17°
Min

Abordagens de fiscais da prefeitura a vendedores de frutas são criticadas em Maringá

Abordagens feitas por equipes da Diretoria de Fiscalização a vendedores de frutas foram criticadas por moradores de Maringá no fim de semana. Um dos casos foi registrado na Avenida Sophia Rasgulaeff, em frente à praça da paróquia São Francisco de Assis. 

Testemunhas declararam que a equipe da Prefeitura Municipal de Maringá foi truculenta e desrespeitosa, inclusive com xingamentos. O vendedor era um pai de família, que havia acordado durante a madrugada para vender as frutas, atividade pela qual sustenta a família. 

O abordado ainda reclamou, pois a praça onde a ocorrência foi registrada é usada como ponto de drogas, mas foi para apreender frutas que a Guarda Municipal apareceu. Reclamações foram registradas na Ouvidoria Municipal, o que fez com que a prefeitura se manifestasse nesta segunda-feira(27). 

Posição do município

A Prefeitura Municipal de Maringá justificou as apreensões de frutas durante o fim de semana e argumentou que apenas cumpre o que prevê a lei de regulamentação do comércio de ambulantes. 

A primeira abordagem aconteceu na Avenida Carlos Borges, onde dois vendedores usavam um caminhão para o comércio. Eles moram em Marialva e não possuíam licença, por isso, tiveram as mercadorias apreendidas. 

O segundo caso foi justamente o contestado na Avenida Sophia Rasgulaeff. Segundo o município, as frutas pertenciam a uma mulher de Sarandi, que foi contatada e não possuía licença. Foram apreendidos 50 pacotes de laranja, 30 de mexerica e duas melancias. 

A prefeitura informou que, conforme a legislação vigente, as mercadorias apreendidas, por serem produtos perecíveis, têm prazo de um dia para serem retiradas pelos responsáveis, mediante pagamento de multa, após serem submetidas à inspeção sanitária.

Nesses casos, como o prazo não foi cumprido, elas foram encaminhadas ao Sopão da Dona Tereza, atingido por um incêndio recentemente. Em relação ao comportamento das equipes, nada diz a manifestação do município.