22°
Máx
17°
Min

Ação da PF no Banco do Brasil visa fraudes em financiamentos agrícolas

(Foto: Divulgação / Banco do Brasil) - Ação da PF no Banco do Brasil visa fraudes em financiamentos agrícolas
(Foto: Divulgação / Banco do Brasil)

O cumprimento de mandados de busca e apreensão em dois centros administrativos do Banco do Brasil em Curitiba, na manhã desta segunda-feira (17), faz parte da Operação Turbocred, deflagrada pela Polícia Federal de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, em conjunto com o Ministério Público Federal de São Paulo.

A operação pretende desarticular fraudes em financiamentos agrícolas concedidos entre os anos de 2012 e 2015 em Ribeirão Preto. Além de Curitiba, foram cumpridos mandados em São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal para o inquérito que está em andamento desde março.

Os policiais investigaram a obtenção de crédito rural para atividade agrícola supostamente realizada em fazendas que, na realidade, estavam arrendadas para atividade de usinas de açúcar. 

Entre os crimes estão: obtenção de financiamento mediante fraude, aplicação de recursos captados para financiamento em atividade diversa daquela para o qual foram tomados em instituição financeira oficial, gestão fraudulenta de instituição financeira, corrupção ativa e passiva, sem prejuízo de outras imputações verificadas ao longo das investigações. As penas variam de 2 a 12 anos de prisão.

Colaboração Polícia Federal