22°
Máx
16°
Min

Ação do Ceebja leva eventos culturais e esportivos a detentos do Paraná

(Foto: Divulgação/Sesp) - Arte, cultura e esporte nos presídios
(Foto: Divulgação/Sesp)

A partir de segunda-feira (22) até a quinta-feira (25), uma série de eventos culturais e esportivos está programada para acontecer em unidades penais de Curitiba e da Região Metropolitana. Serão desenvolvidas oficinas de dança, cinema, xadrez e rodas de leitura. A abertura do evento acontece na Colônia Penal Agroindustrial, em Piraquara, às 9 horas.

A ação é organizada pelo Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) Dr. Mário Faraco, em parceria com a coordenação de educação, qualificação e profissionalização do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen).

O diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura, diz que a iniciativa traz resultados positivos a pessoa privada de liberdade. "A participação do preso nessas atividades é fundamental no processo de ressocilização, que envolve não somente as iniciativas do Estado, mas também a participação da sociedade nesse processo", afirma Cartaxo.

Programação

Estão previstas rodas de leitura da Fundação Cultural de Curitiba, apresentações de filmes pelo projeto Cinespar, oficinas de artesanato, exposição de fotos do projeto Olhares da UFPR e torneios esportivos como de xadrez. Além disso, serão ofertadas palestras de temas variados como "Inteligência Emocional", "Sexualidade Humana", "Capoeira e Identidade Cultural", "Cidadania e Direitos Humanos", "Saúde da Mulher", "Saúde do Homem" e "Prevenção às drogas e Cidadania".

Colaboração Sesp