22°
Máx
17°
Min

Acil quer que pré-candidatos a prefeito se comprometam com ‘Agenda 2030’

(foto: Divulgação) - Acil cobra compromisso de pré-candidatos a prefeito
(foto: Divulgação)

A Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), o Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ), o Movimento Londrina Pazeando e o Programa Cidades Sustentáveis estão convidando todos os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito de Londrina e cidades da Região para firmarem um compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis, que adota a Agenda 2030, que compreende 17 macro objetivos e 169 metas com o propósito de acabar com a pobreza nos próximos 14 anos, usando práticas que promovam a prosperidade, o desenvolvimento social e a proteção ambiental.

O programa lançou recentemente a nova Plataforma Cidades Sustentáveis, conjunto de diretrizes que envolvem o monitoramento de indicadores básicos distribuídos em 12 eixos temáticos, que variam conforme o porte da aglomeração urbana. No caso de Londrina, são 150 indicadores.

Em cada eixo, há menções a casos exemplares e referências nacionais e internacionais de excelência. Estas abordagens de governança compõe a carta-compromisso que será assinada pelos pré-candidatos no encontro. Também existe a carta-compromisso para “partidos políticos” assinarem como forma de assumir o compromisso de mobilizar os candidatos à prefeitos às eleições de 2016.

A iniciativa é apartidária e conta ainda com uma campanha para sensibilizar os eleitores a escolherem com critério seu voto, e os candidatos a adotarem a uma agenda influenciada por esta ideia. O movimento luta pela construção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis.

Em Londrina, a reunião será realizada na sede da ACIL (Rua Minas Gerais, 297 – 1º andar) na próxima quinta-feira (30) a partir das 16h.

O programa Cidades Sustentáveis é uma realidade em cerca de 300 municípios signatários, entre eles 22 capitais e o Distrito Federal.

(com assessoria de imprensa)