21°
Máx
17°
Min

Ações de conscientização vão marcar o ‘Maio Amarelo’ na fronteira

Foto: Divulgação Prefeitura de Foz do Iguaçu - Ações de conscientização vão marcar o ‘Maio Amarelo’ na fronteira
Foto: Divulgação Prefeitura de Foz do Iguaçu

Os números de acidentes, vítimas com ferimento e mortes no trânsito das ruas e avenidas de Foz do Iguaçu, não deixam dúvida sobre a necessidade da realização de campanhas de conscientização de condutores e pedestres.

Só no ano passado foram 5.669 acidentes, com 2.466 vítimas atendidas pelo Siate e 47 mortes. Por isso, mais uma vez o município está mobilizado para a realização da campanha Maio Amarelo/2016, que começa nesta segunda-feira (02).

A abertura oficial está marcada para às 19 horas, no Colégio Estadual Flávio Warken, na Vila C velha. Estão programadas também para esta segunda-feira (2), na sede da Guarda Municipal a formação de agentes multiplicadores com a participação de 60 funcionários das unidades de saúde.

Eles receberão orientações de prevenção no trânsito e que devem ser replicadas em seu ambiente de trabalho e na comunidade. E a partir das 19 horas, o Hospital Municipal Padre Germano Lauck, ganhará iluminação externa amarela, em homenagem a campanha.

Durante todo esse mês o Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM, representando as instituições do poder público e da sociedade civil estará participando e promovendo atividades de mobilização do Movimento Maio Amarelo.

Este ano o tema é “Segurança Viária e Mobilidade Urbana -  com a finalidade de reduzir acidentes e tornar o trânsito mais seguro”. A campanha irá incluir atividades nas cidades dos países vizinhos Argentina e Paraguai.

A circulação desses moradores estrangeiros e também de turistas representa 20% do movimento flutuante de veículos no trânsito de Foz. As blitz, caminhadas e atividades de sensibilização irão destacar ações importantes para o trânsito como o uso do cinto de segurança por todos os ocupantes dos veículos, com destaque para quem anda no banco traseiro e que geralmente negligencia esse item de segurança.

O respeito a velocidade permitida nas vias públicas e que deve ser ponto de atenção e preocupação prioritária dos condutores. Esse tipo de contravenção impacta no aumento de morte e na gravidade das lesões nos acidentes de trânsito.

O objetivo conjunto é que todos os usuários do sistema viário respeitem as leis de trânsito e assim ajudando a salvar vidas de motoristas, condutores de motos e bicicletas e dos pedestres.

Ainda dentro das atividades programadas todas as terças e quintas-feiras a Escola de Trânsito do Foztrans estará recebendo estudantes. Eles participarão de atividades que ensinam a se comportar como passageiros e pedestres.

As vítimas de trânsito com óbitos por minuto no Brasil, serão lembradas com a ação “24 horas de sensibilização”. O início está marcado para às 12h30, do dia 3 de maio, na avenida Mário Filho com a rua Palestra Itália.

Serão colocadas cruzes simbolizando essas vítimas. Estão previstas blitz educativa do Dia das Mães, na avenida Paraná, a partir das 9 horas, no dia 5 e no dia 27, das 11 às 13 horas, na avenida Mário Filho.

O hospital municipal vai divulgar no dia 6, às 9 horas, o número de atendimentos com vítimas de trânsito. A campanha vai atravessar a fronteira. Para o dia 11, às 9 horas, haverá solenidade de trânsito na cidade de Hernandárias.

Dia 12, na avenida Mário Filho, às 8 horas, será promovida a Caminhada da 3ª. idade. No sábado (14), das 9 às 12 horas, na Praça 7 de Setembro no Morumbi II, haverá ação com a participação de despachantes de trânsito e auto escolas.

As ações desse dia também incluem a arrecadação de cestas básicas em vários pontos da cidade. No domingo (15), partindo da Vila A, na trilha Vietnã, será promovido das 8 às 12 horas, Circuito Regional de Montain Bike.

Uma audiência pública sobre mobilidade urbana, será realizada na Câmara de Vereadores, dia 18, às 19 horas. No dia seguinte, 19, às 8h30, a cidade argentina de Puerto Iguazu, na praça San Martin, receberá solenidade sobre o Maio Amarelo.

Durante todo o sábado, no dia 21, no Gramadão da Vila A, haverá ação global do Sesi. As redes municipais de ensino, escolas e centro de educação infantil, promoverão no dia 25, das 7h30 às 17h30, o Dia “D” do trânsito, com ações de sensibilização que vão envolver 26 mil alunos.

Do dia 26 a 29, das 19 às 23 horas, haverá um stand do Maio Amarelo, na Festa Maina, no Gramadão da Vila A. No dia 25, às 9 horas, na Câmara de Vereadores será celebrado o dia Estadual de Prevenção de Acidentes de Trânsito.

Na tarde desse mesmo dia, às 14 horas, no Marco das Três Fronteiras, em Foz, como nos países vizinhos, haverá uma reunião simultânea alusiva ao Maio Amarelo. 

De acordo com o levantamento da Polícia Militar e Guarda Municipal os locais em Foz do Iguaçu onde mais ocorreram acidentes em 2015 foram: A avenida JK com 252 acidentes; Avenida República Argentina com 229; Avenida Paraná com 196 e avenida Costa e Silva, com 137.

Envolvendo carros foram 1.230 acidentes, bicicletas 307 e atropelamentos 230.

Colaboração: Assessoria de imprensa