24°
Máx
17°
Min

Acusado de desviar merenda, diretor de colégio estadual de Apucarana é demitido

Desvio de merenda foi flagrado por câmeras (Foto: Rede Massa) - Acusado de desviar merenda, diretor de colégio estadual é demitido
Desvio de merenda foi flagrado por câmeras (Foto: Rede Massa)

O ex-diretor do Colégio Estadual Três Reis de Apucarana (a 63 quilômetros de Maringá), Luiz De Faveri, foi oficialmente demitido depois de ser acusado de desviar merenda escolar em 2015. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

Na época, o Ministério Público divulgou imagens da câmera de segurança do colégio. Elas mostravam o diretor – que é concursado como professor de matemática – e uma pedagoga entrando no local, após a saída dos funcionários, e levando parte da merenda para uma escola particular.

O professor foi afastado, mas mesmo assim chegou a ser convocado para o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), capacitação continuada oferecida pelo governo aos servidores da rede estadual de ensino.

O caso está sendo julgado em duas instâncias, pelo poder Executivo, da qual resultou a demissão, e outra judicial. Com a decisão do governo, a defesa do professor tem o prazo de 30 dias para recorrer.

“Nós optamos por realizar um pedido de reconsideração ao chefe do poder Executivo, uma vez que a penalidade imposta é desproporcional ao suposto crime que ele foi indiciado, cujo desvio de merenda escolar se deu no valor de R$ 185,62. Então, se você analisar o valor da lesão do qual ele foi indiciado, para uma penalidade de demissão, ela viola totalmente os princípios da administração publica”, defendeu a advogada do professor, Fabiane Gonçalves.

Colaboração Rodrigo Carvalho da Rede Massa