28°
Máx
17°
Min

Agência do Trabalhador promove dia exclusivo para pessoas com deficiência em Paranavaí

Atendimento será das 8h às 16h (Foto: Google Street View) - Agência do Trabalhador tem dia exclusivo para pessoas com deficiência
Atendimento será das 8h às 16h (Foto: Google Street View)

A Agência do Trabalhador de Paranavaí promove nesta sexta-feira (23) o “Dia D”, dedicado exclusivamente ao atendimento de pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados, com objetivo de inclui-los no mercado de trabalho. O expediente será das 8h às 16h.

De acordo com a Lei Federal nº 8.213/1991, as empresas com cem ou mais funcionários são obrigadas a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, na seguinte proporção: até 200 funcionários - 2%; de 201 a 500 funcionários - 3%; de 501 a 1000 funcionários - 4%; de 1001 em diante - 5%.

O “Dia D” é uma ação nacional e vai reunir empresas que devem cumprir cotas de inclusão.

Orientações

Para se candidatar a uma das vagas, o trabalhador deve levar a Carteira de Trabalho, RG, CPF, laudo médico e, no caso de beneficiário reabilitado, o certificado emitido pelo INSS.

A gerente da Agência do Trabalhador explica que a pessoa com deficiência não pode continuar recebendo o Benefício da Prestação Continuada (BPC) se ingressar no mercado de trabalho como empregado ou microempreendedor individual. Atualmente, o BPC é suspenso (não mais cancelado) quando a pessoa com deficiência passa a trabalhar.

Ao deixar o trabalho, o benefício voltará a ser pago, basta a pessoa com deficiência requerer ao INSS a retomada. “Com essa modificação, a pessoa com deficiência e a sua família não precisam mais ter medo do trabalho com carteira assinada. Hoje, a pessoa com deficiência tem tranquilidade e segurança de trabalhar, pois se não der certo essa experiência, ela terá condições de voltar a receber o pagamento do BPC imediatamente”, esclarece.

Os empresários que tiverem interesse em abrir vagas devem entrar em contato com a Agência do Trabalhador de Paranavaí pelo telefone (44)3421-2650.

Colaboração Assessoria de Imprensa