22°
Máx
14°
Min

Agência do Trabalhador tem vagas para pessoas com deficiência

Foto: Assessoria de imprensa - Agência do Trabalhador tem vagas para pessoas com deficiência
Foto: Assessoria de imprensa

As Agências do Trabalhador de todo o Estado oferecem cerca de mil vagas para pessoas com deficiência. Os postos de trabalho estão distribuídos em diversas áreas, como administrativa, de produção, recursos humanos, nutrição e limpeza, além de vagas em supermercados e lanchonetes. 

Em Toledo, a Agência tem seis vagas em aberto. Os interessados devem comparecer à Agência do Trabalhador no município com a carteira de trabalho, documento de identidade, CPF e laudo médico comprovando a deficiência.

Além de registrar as vagas, a Agência, por meio do Programa de Apoio à Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho (PPD), auxilia o trabalhador na intermediação para o trabalho, na convocação e no seguro-desemprego. Já o empregador é orientado sobre a captação de vagas e legislação, além de ter à disposição uma sala com recursos para treinamento e seleção.

Somente neste ano, em Toledo, já foram realizados 140 encaminhamentos de candidatos para entrevistas. Desde 1988, em todo o Paraná, o programa possibilitou a inclusão de 26.592 pessoas com deficiência no mercado de trabalho das quais 1.210 no ano de 2015 tornando o Paraná referência nacional na inclusão deste público prioritário do Sistema Nacional de Emprego (Sine). “Todas as Agências contribuem para estes dados”, disse o diretor da Agência do Trabalhador de Toledo Antônio Aparecido Lange.

Agência do Trabalhador

A Agência do Trabalhador de Toledo funciona numa parceria entre o Governo Federal que fornece os sistemas de software e ferramentas de gestão por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, do INSS e da Caixa Econômica Federal; o Governo do Estado com a infraestrutura; e a Prefeitura de Toledo por meio dos servidores. 

É um serviço gratuito para auxiliar a sociedade a manter em níveis elevados o emprego e qualificação. Por tratar-se de servidores municipais cedidos ao Estado gratuitamente não ocorre concursos específicos para o servidor operar na Agência do Trabalhador.

Colaboração: Assessoria de imprensa