21°
Máx
17°
Min

Agentes penitenciários pedem ampliação de vagas e contratação de aprovados

Os agentes penitenciários estaduais se mobilizam nesta terça-feira (23) em frente à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em um ato para alertar os parlamentares e a sociedade sobre a “urgência da ampliação da quantidade de servidores”.

De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), atualmente a previsão é de 100 vagas para servidores classe I; 584vagas para classe II e 158 vagas para classe III, sendo que a quantidade, segundo o sindicato, não é suficiente para a atender a demanda. OS agentes pedem a ampliação das vagas, para garantir desta forma a contratação de novos servidores e também as promoções a quem já tem este direito. Ainda conforme o Sindarspen, os “parlamentares têm a prerrogativa de pressionar o poder executivo a enviar o projeto de lei para a Assembleia Legislativa e o poder de dar celeridade à sua tramitação e aprovação”.

A manifestação pede a contratação dos aprovados no último concurso público. Para os agentes, a defasagem é grande e consequentemente as fugas de presos são recorrentes.

A concentração terá início às 8h30, em frente ao Palácio Iguaçu. Na sequência, os agentes penitenciários irão até a Assembleia, passando nos gabinetes de cada deputado estadual para entregar panfletos e conversar sobre a necessidade da ampliação de vagas no sistema penitenciário.

Colaboração Sindarspen