22°
Máx
14°
Min

Agentes penitenciários se mobilizam em Curitiba

A concentração dos agentes acontece na Praça Nossa Senhora da Salete (Foto: Divulgação/Sindarspen) - Agentes penitenciários se mobilizam em Curitiba
A concentração dos agentes acontece na Praça Nossa Senhora da Salete (Foto: Divulgação/Sindarspen)

Agentes penitenciários de todo o Estado estão mobilizados em Curitiba nesta terça-feira (23). Os servidores pedem a ampliação de vagas para agentes no sistema prisional, bem como a contratação dos remanescentes do concurso público realizado em 2013. Conforme o Sindicato dos Agentes Penitenciários Estaduais (Sindarspen), 1,7 mil pessoas foram aprovadas, sendo que cerca de 500 foram convocados e estão trabalhando. Os outros 1,2 mil aprovados esperam ser chamados. No entanto, o sindicato relata que existe por parte do governo a intenção de realizar um Processo Seletivo Simplificado para contratação de servidores, e deixar os remanescentes de lado.

Para o sindicato, se todos os aprovados do concurso fossem chamados os problemas no sistema seria praticamente encerrados. Ao todo, atualmente são aproximadamente 3,2 mil agentes que atuam nas penitenciárias do Paraná.

A concentração dos agentes acontece na Praça Nossa Senhora da Salete e os agentes penitenciários irão até a Assembleia Legislativa, onde pretendem passar nos gabinetes dos deputados para entregar panfletos e conversar sobre a necessidade da ampliação de vagas no sistema penitenciário. Ainda conforme o Sindarspen, os “parlamentares têm a prerrogativa de pressionar o poder executivo a enviar o projeto de lei para a Assembleia Legislativa e o poder de dar celeridade à sua tramitação e aprovação”.

Colaboração Sindarspen