28°
Máx
17°
Min

Ainda não iluminou sua casa pro Natal? Saiba como evitar acidentes com energia elétrica

(Foto: Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas) - Ainda não iluminou sua casa pro Natal? Saiba como evitar acidentes
(Foto: Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas)

A beleza das luzes de Natal pode esconder riscos se não forem tomados cuidados importantes, principalmente em relação aos enfeites que demandam energia elétrica. Para evitar problemas, como choques elétricos e até incêndios, é preciso ficar atento no manuseio dos materiais.

A Copel divulgou algumas orientações para a população. O cuidado precisa começar ainda na escolha dos produtos, que devem ter certificação do Inmetro. “É importante garantir que os enfeites que utilizam eletricidade sejam compatíveis com a carga das instalações elétricas do imóvel, o que evita a sobrecarga”, alerta o engenheiro de segurança, Rogério Nunes Santiago, do departamento de Segurança do Trabalho da Copel.

A sobrecarga geralmente começa com o superaquecimento dos circuitos elétricos, o que pode causar incêndios. “Evite ligar vários equipamentos em uma mesma tomada, pois pode gerar carga excessiva, acima do projetado”, completa Santiago.

Todas as emendas e conexões devem estar protegidas com fita isolante de boa qualidade para evitar choques e curtos-circuitos. Se for preciso trocar lâmpadas, arrumar fios ou mudar os enfeites de lugar, a tomada sempre deve ser desligada antes, além do cuidado com as quedas, frequentes nesta época.

Os enfeites só podem ser ligados na tomada depois que a organização estiver terminada. Isso evita acidentes por falhas no isolamento de fios ou nas emendas. “Evite, também, que as crianças brinquem ou fiquem muito próximas dos enfeites com instalações elétricas”, reforçou o engenheiro de segurança da Copel.

Colaboração Agência de Notícias do Paraná