22°
Máx
17°
Min

Além do risco de acidente, jogar Pokémon GO ao volante gera multa

(Foto: Massa News) - Além do risco de acidente, jogar Pokémon GO ao volante gera multa
(Foto: Massa News)

Sensação em todo o país, o Pokémon Go pode representar riscos, especialmente se aliado ao trânsito. Além disso, o jogo de realidade aumentada pode gerar multas.

O alerta é do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), que começou a realizar ações de conscientização sobre o assunto. “Usar o celular aumenta em até 400% o risco de acidentes de trânsito. Por isso, o Detran faz este alerta para os perigos deste novo jogo, que pode comprometer ainda mais a segurança viária, consequentemente aumentando os riscos de acidentes e mortes”, alerta o diretor geral do Detran, Marcos Traad.

A multa para uso de celular ao volante vai passar de média (R$ 85,13 e quatro pontos na CNH) para gravíssima em novembro deste ano. Isso significa que quem estiver procurando pokémon enquanto dirige poderá ser multado em R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

"Além do perigo de dirigir ao celular, o condutor também deve ficar atento a outras infrações, como estacionar em local proibido para pegar um pokémon ou parar em um viaduto, colocando a sua vida e a dos outros em risco", comenta Traad.

Os pedestres também precisam de atenção redobrada. Digitar, ler e falar ao celular enquanto caminha compromete a atenção do pedestre em até 80%, conforme um estudo feito pelo Jornal PLOS, dos Estados Unidos. Desta forma, o pedestre não escuta os sinais de alerta do trânsito, como buzinas, freadas e em alguns casos atravessa a rua sem olhar a sinalização.

Colaboração Detran-PR