22°
Máx
14°
Min

Alunos arrecadam anéis de latinhas que serão revertidos em cadeiras de rodas

(foto: Pixabay) - Alunos arrecadam anéis de latinhas que serão revertidos em cadeiras de rodas
(foto: Pixabay)

A Secretaria Municipal de Educação firmou uma parceria com a cooperativa de trabalho médico para divulgar a campanha “Eu ajudo na Lata”, que consiste na arrecadação de lacres de alumínio que serão revertidos em cadeiras de rodas. A iniciativa será divulgada entre os alunos da rede municipal e é uma realização da Unimed Londrina. Participam da ação 30 mil alunos de 84 escolas municipais. 


 Segundo a coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação, Francielle Barrinuevo Zambon, os lacres arrecadados pelos alunos serão revertidos em cadeiras de rodas para os próprios estudantes da rede. A cada 140 garrafas PETs cheias de lacres é possível comprar uma cadeira de rodas que muda a vida de quem não pode andar.

 Atualmente, há 28 cadeirantes na rede municipal de ensino de Londrina. Destes, há dois casos de urgência do equipamento, um de um aluno do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Francisco Quesada Ortega, que está utilizando um carrinho de bebê por não ter a cadeira de rodas, e de um aluno que possui paralisia cerebral. “O setor de Educação Especial está fazendo um levantamento dos modelos que são necessários entre os alunos, para que posteriormente possamos fazer o pedido conforme as suas necessidades e de acordo com a quantidade arrecadada”, informou.

 Para a coordenadora, este tipo de ação desperta o sentimento de solidariedade entre os alunos, além de promover a conscientização ambiental, pois trabalha com a reciclagem, e a possibilidade de ajudar o próximo. “Os alunos vão poder contribuir de maneira ativa em uma ação que exige pouco esforço de cada um, mas que trará um grande benefício para os que precisam das cadeiras”, ressaltou.

 A especialista em Responsabilidade Social da Unimed Londrina, Fabianne Piojetti, ressaltou a importância da participação das crianças na campanha. Segundo ela, o resultado é muito positivo, pois as crianças costumam estimular a família toda neste tipo de ação. “Para nós é muito importante esta parceria com a Secretaria Municipal de Educação porque certamente vamos arrecadar mais lacres e conseguir mais cadeiras para quem precisa. Além disso, é uma forma de envolver as famílias em uma causa social e ambiental”, destacou.

 Sobre a campanha

Este é o quarto ano consecutivo da campanha. Ano passado foram arrecadadas dez cadeira, que foram doadas para instituições. A campanha ocorre de janeiro a julho, as entregas das cadeiras de rodas ocorrem em agosto, mas a cooperativa arrecada lacres durante todo o ano. No mês de julho é feita uma votação para definir quantas cadeiras cada instituição beneficiada vai receber.

Além de participar durante todo o ano arrecadando lacres, as pessoas podem entrar no site da Unimed Londrina e votar na instituição que considera ter maior necessidade. Aquela que receber mais votos ganhará mais cadeiras, mas todas são beneficiadas.

Qualquer pessoa pode ajudar arrecadando lacres e guardando em garrafas PETs. As garrafas cheias podem ser entregue nas recepções de atendimento da Unimed ou nas escolas municipais.

(com informações do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina)