22°
Máx
16°
Min

Alunos da Guarda Municipal praticam formas de abordagem

Alunos da Guarda Municipal praticam formas de abordagem

Após um pedido de averiguação realizado pela população através do telefone 153, uma equipe da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da Guarda Municipal inicia o deslocamento. No local indicado, os guardas encontram quatro pessoas e realizam a abordagem. Os GMs realizam a revista, relatam que trata-se de uma averiguação de rotina, agradecem a compreensão do grupo e prosseguem com a ronda.

Situações como esta acontecem cotidianamente com os guardas municipais e estão sendo praticadas com a turma de 95 alunos do Curso de Formação de Guardas Municipais, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa. As instruções envolvem as diferentes formas de abordagem e potenciais situações de risco, crimes em andamento, uso de drogas, de armas, entre outras possibilidades. “Este será o dia a dia deles. Seja por meio de denúncia realizada por telefone ou por um caso de fundada suspeita, os guardas podem e devem agir, buscando sempre averiguar a situação e, eventualmente, fazer alguma apreensão ou encaminhamento”, conta o instrutor e subcomandante da GM, Anderson Machado.

Conforme o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, o treinamento dos novos guardas está na reta final. “A cada dia que passa o reforço que teremos nas ruas da cidade está mais próximo. Os novos Guardas Municipais vão aumentar muito a segurança da população, incrementando nosso efetivo não somente em número, mas elevando ainda mais a qualidade do nosso atendimento”, aponta Lovato.

Em treinamento

O treinamento de 620 horas para os 95 novos guardas municipais faz parte do programa de expansão da atuação da GM em Ponta Grossa. O curso, realizado no Instituto João XXIII, conta com as mais diferentes instruções práticas e teóricas e tem duração de quatro meses. Dentro de aproximadamente um mês, os novos guardas serão integrados ao efetivo da Guarda, que passará a contar com 264 agentes de segurança.

Colaboração Assessoria de Imprensa.