21°
Máx
17°
Min

Alunos da Guarda Municipal têm treinamento para Defesa Pessoal

(Foto: Divulgação) - Alunos da Guarda Municipal têm treinamento para Defesa Pessoal
(Foto: Divulgação)

Os novos guardas municipais que passam pelo curso de formação realizado pela Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, em Ponta Grossa, estão recebendo também aulas de defesa pessoal, para defender a população em situações-limite e também para imobilização e detenção, em caso de necessidade. As técnicas fazem parte do treinamento que envolve teoria, prática, preparação física e psicológica dos alunos, em preparação para o trabalho no dia a dia da Guarda Municipal.

Entre as habilidades desenvolvidas estão noções de Muay Thai, Jiu Jitsu e Kickboxing, entre outras artes marciais, oferecidas pelo instrutor Paulo Sérgio Zenedin Bueno. “São instruções direcionadas para a defesa pessoal e para o comportamento adequado nas ruas, com o uso da força no momento e da maneira correta. O uso das artes marciais, inclusive, faz com que se evite o uso de uma arma, por exemplo”, aponta o instrutor. Ele lembra ainda que as estratégias servem para defender não apenas a si mesmo e às vítimas, mas também o próprio infrator. “O objetivo é, quando necessário, imobilizar e inibir a ação, dentro do necessário para realizar uma detenção. É preciso estar preparado para tudo”, diz Paulo.

Para o aluno Rafael Camilo, 26 anos, esta etapa está entre as mais importantes para o efetivo da GM. “É fundamental para a nossa segurança e da população. Nas ruas, estamos sujeitos a todo tipo de situação, principalmente para defender o cidadão, que é a nossa missão. Precisamos ter essa preparação física e mental”, observa o aluno, que desde a infância quis trabalhar com a Segurança Pública. “Vi no curso uma oportunidade e me surpreendi com o alto nível da preparação, que inclui de tudo. É uma grande responsabilidade e estamos vivenciando várias experiências para o melhor atendimento da população”, conta Camilo.

Conforme o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Ary Lovato, o preparo deverá se refletir na melhoria do atendimento à população. “Estamos proporcionando uma preparação a mais completa possível para os futuros guardas municipais, buscando aumentar a segurança dos cidadãos ponta-grossenses e inibir a criminalidade em nossa cidade, sempre em parceria com as demais forças de segurança”, anota Lovato. Neste curso de preparação, 95 novos guardas municipais estão em formação. Eles passam por 620 horas de treinamento, durante quatro meses, no Instituto João XXIII, em Ponta Grossa. Com a aprovação, eles se somarão aos 169 atuais guardas municipais, formando um efetivo de 264 agentes de segurança.

Colaboração Assessoria de Imprensa.