28°
Máx
17°
Min

Alunos serão repórteres por um dia em projeto de recuperação do Rio Atuba

(Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa) - Alunos serão repórteres por um dia em projeto de recuperação do Rio Atuba
(Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa)

O que educação, meio ambiente e cooperação têm a ver? Para o Sicredi, tudo! E o Programa de Revitalização e Despoluição dos Rios Urbanos de Curitiba, promovido pela Sanepar, que conta com o apoio da instituição financeira cooperativa, vai comprovar isso por meio de um concurso literário inédito.

Aação vai estimular alunos do Ensino Fundamental e Médio de 64 escolas próximas à Bacia do Rio Atuba a se tornarem repórteres por um dia para contar o que cada um pode fazer para ajudar a despoluir a região. O objetivo é a conscientização das famílias que vivem próximas ao rio e, principalmente, provocar o pensamento crítico a respeito do meio ambiente em crianças e adolescentes.

De acordo com o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, a parceria entre uma instituição pública e privada é de grande valia para a sociedade, especialmente quando o objetivo é a proteção do meio ambiente. “O cooperativismo visa à melhoria da sociedade como um todo, por meio da interação e da sinergia entre os envolvidos. Nada melhor que colocar em prática essa filosofia em prol da educação das novas gerações”, analisou.

O lançamento oficial da ação aconteceu no dia 15 de março, na Unibrasil, em Curitiba, e contou com a presença da diretoria da Sanepar e do Sicredi, dos representantes das escolas participantes e da área de educação da região. Para participar, os jovens terão até o dia 15 de abril para entrevistar uma pessoa de sua família e compor uma redação em formato jornalístico, com as ideias e sugestões coletadas em casa.

A comissão julgadora foi escolhida minunciosamente para avaliar os textos concorrentes. Serão nove profissionais de áreas ligadas ao assunto, sendo eles: da Academia Paranaense de Letras; do Núcleo Regional de Educação de Curitiba; do Sicredi; da Sanepar; do Núcleo Regional de Educação Área Norte; da Câmara Municipal de Almirante Tamandaré; da Câmara Municipal de Colombo; da Câmara Municipal de Pinhais; e do Centro Paranaense Feminino de Cultura.

Todos os participantes receberão um Certificado de Participação no Concurso, com achancela da Sanepar. Os cinco primeiros colocados serão premiados, respectivamente, com: um computador, um televisor 42”, um telefone celular, um tablet e uma bicicleta.

Cooperação que transforma o mundo

A parceria entre o Sicredi e a Sanepar também vai impactar diretamente no meio ambiente. Em maio, a equipe da instituição financeira cooperativa realizará uma visita técnica a uma estação da Sanepar para conhecer o funcionamento e os procedimentos pelos quais passa a água que abastece Curitiba. Na sequência,eles irão à nascente do Rio Atuba, para limpar as margens e conhecer a região e seus moradores.

Colaboração Assessoria de Imprensa.