22°
Máx
14°
Min

Ambulatório da UEPG se integra ao ‘Outubro Rosa’

- Ambulatório da UEPG se integra ao ‘Outubro Rosa’

O Ambulatório de Saúde e a Pró-Reitoria de Recursos Humanos (Prorh) promovem o ‘Outubro Rosa’. A ação faz parte do projeto de extensão ‘Prevenção e Educação na Atenção à Saúde da Mulher: Coleta de Exame Papanicolau', da UEPG. Durante este mês, o Ambulatório de Saúde estará realizando exames e esclarecimentos sobre o câncer de mama e colo de útero e também outras doenças e enfermidades. O ambulatório atenderá os pacientes por meio de agendamento que poderá ser feito pelo ramal 3744.

O movimento conhecido como 'Outubro Rosa' nasceu nos Estados Unidos, na década de 90, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama e, atualmente, também do câncer do colo do útero. A data é celebrada anualmente com objetivo de promover a conscientização e compartilhar informações sobre a doença. 

Sonia Tosato, enfermeira do Ambulatório da UEPG, comenta que o câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será a cura. “Se o diagnóstico precoce é a melhor estratégia, a principal arma para sair vitoriosa dessa luta é a mamografia, realizada uma vez por ano em todas as mulheres com 40 anos ou mais”.

Sonia explica que o câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais freqüente de câncer nas mulheres, atrás do câncer de mama e de intestino. “É um dos poucos tipos de câncer prevenível. Além da vacina contra o HPV, podemos minimizar ou até mesmo evitar a doença através do exame de papanicolau (preventivo do colo de útero). É um exame simples barato e fácil de realizar”.

Colaboração Assessoria de Imprensa.