23°
Máx
12°
Min

Amigos do HC lança programa em defesa dos direitos da criança e do adolescente

(Foto: Divulgação / Hospital das Clínicas) - Amigos do HC lança programa em defesa dos direitos da criança e do adolescente
(Foto: Divulgação / Hospital das Clínicas)

Realizado durante 10 anos por profissionais voluntários, o Programa HC Dedica, que estava suspenso desde 2014, voltará a atuar no atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas de violência grave ou gravíssima. “A Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, por meio do Fundo Municipal da Infância, viabilizará a retomada desse programa a partir do segundo semestre deste ano. Infelizmente, temos um grande número de crianças e adolescentes que sofrem violência e precisam desse serviço”, afirma a superintendente da Associação, Maria Elisa Ferraz Paciornik. 

A médica Luci Pfeiffer, que é responsável pelo Programa HC Dedica – Amigos do HC, é pediatra, Doutorada em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPR e Psicanalista. No passado, o programa prestava atendimento  às vítimas de forma graves de violência, responsáveis e agressores uma vez por semana e apresentava uma demanda reprimida para atendimento diário. “Os Amigos do HC está dando condições para o serviço voltar a existir e de uma maneira muito mais estruturada. O Programa terá uma sede própria, com atendimento diário e contará com uma equipe multidisciplinar formada por pediatra, psicólogo, psiquiatra, psicanalista, assistente social e enfermeira, além dos funcionários administrativos”, destaca Luci.

Com as mudanças, a expectativa é de que 40 pessoas sejam atendidas por dia. Além das crianças e adolescentes, o serviço também está disponível aos pais e responsáveis e ao agressor, quando passível de atendimento. “Atuamos com o apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário. Recebemos vítimas encaminhadas pelo próprio Hospital de Clínicas ou instituições conveniadas. Nosso papel é ajudar a sociedade em geral, institucional e científica no enfrentamento desta violência que ainda é bastante comum em todas as classes sócio-culturais”, explica a médica responsável.

O lançamento do Programa será nesta quarta-feira, dia 18 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Nesta ocasião será lançada a campanha “Conecte-se ao que importa”, criada pela TIF Comunicação, com continuidade do trabalho de defesa à infância e adolescência. A cerimônia será no Ministério Público do Paraná, às 15h.

Serviço

Lançamento do Projeto HC Dedica - Defesa dos Direitos da Criança e doAdolescente

Dia: 18 de maio

Horário: 15h

Local: Auditório do Ministério Público do Paraná (Rua Marechal Deodoro1028. 8.º Andar).

Mais informações: (41) 3091-1000.

Colaboração Assessoria de Imprensa.