23°
Máx
12°
Min

Animais são apreendidos em criação irregular no Tatuquara

Animais são apreendidos em criação irregular no Tatuquara

Cerca de 65 animais foram apreendidos nesta terça-feira (31) em uma criação irregular no bairro Tatuquara, em Curitiba. Dez famílias que moravam em uma invasão criavam e comercializavam os bichos de maneira ilegal em uma área próxima à Reserva do Bugio.

A força tarefa da prefeitura apreendeu dois cavalos, seis ovelhas, sete vacas e 50 aves (galinhas, gansos, patos, perus e marrecos). Além disso, foram encontrados 130 porcos, que dependem de autorização para o recolhimento e indicação de abatedouro para serem removidos. “Os animais estavam sendo criados em meio ao lixo, inclusive hospitalar, sem nenhum controle fitossanitário, sendo impróprios para o consumo humano por oferecer risco à saúde”, explicou o médico veterinário Fabiano Cruzara, coordenador da ação.

“A Prefeitura de Curitiba recebeu pela Central 156 e pela ouvidoria várias reclamações de moradores do bairro sobre o local em que os animais estavam sendo criados de maneira irregular e, principalmente, sobre a comercialização das carnes e derivados dessa produção”, completou a diretora do distrito sanitário Tatuquara, Alessandra Lopes.

Além da apreensão dos animais, técnicos da Cohab informaram às famílias que em breve será realizada a reintegração de posse da área, já autorizada pela Justiça. A invasão está na Área de Proteção Ambiental do Rio Barigui. “Os moradores não ficarão desassistidos. Muitos são inquilinos dos invasores. Será realizado um cadastramento dessas pessoas para que sejam encaminhadas para o programa habitacional da companhia”, afirmou o técnico da Cohab Celso Grisalt.

Colaboração Prefeitura de Curitiba