24°
Máx
17°
Min

Anorexia nervosa é tema de encontro de psicologia

O Evoluir – Núcleo de Psicoterapia, Neuropsicologia e Ciência do Comportamento realiza no próximo sábado (9) um encontro voltado para profissionais e estudantes de psicologia, abordando temas polêmicos e atuais.

O psicólogo Felipe Alckmin Carvalho, de São Paulo, vai ministrar a palestra “Avaliação e Tratamento Analítico-Comportamental da Anorexia Nervosa”. Segundo o especialista, o tema é de extrema relevância na sociedade. Durante a apresentação ele vai falar sobre o diagnóstico e a compreensão da anorexia nervosa no contexto da terapia Analítico-Comportamental, além de falar sobre tratamento clínico e ambulatorial, em hospital de rede pública.

Carvalho é doutor em psicologia clínica e tem amplo conhecimento na área de transtornos alimentares. Ele é psicólogo e pesquisador no Programa de Atendimento, Ensino e Pesquisa em Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

No período da tarde, a palestra “Modelos Experimentais de Recaídas” será ministrada pelo doutor em psicologia, Carlos Cançado, de Brasília. O profissional vai abordar quando e porque acontece essa recorrência de comportamento previamente reforçados, como uso abusivo de drogas. Segundo ele, serão apresentados e discutidos procedimentos experimentais e achados de pesquisas. Serão discutidas novas possibilidades de estudo sobre esses fenômenos e como os resultados de pesquisas básicas e aplicadas podem informar a análise, a interpretação e a intervenção sobre a recaída.

Cançado tem experiência em Psicologia, com ênfase em Análise Experimental do Comportamento humano e não-humano, e atua principalmente nos seguintes temas: história de reforçamento, resistência à mudança, processos de recorrência de respostas (ressurgência, restabelecimento e renovação) e esquemas de reforçamento.

(com assessoria de imprensa)