20°
Máx
14°
Min

Aplicativo de caronas aéreas é apresentado na Feira Internacional de Aviação em Maringá

- Aplicativo de caronas aéreas é apresentado na Feira de Aviação

Um aplicativo de carona aérea será apresentado durante a 19ª Feira Internacional de Aviação de Maringá, que começa nesta quarta-feira (21). A plataforma foi criada para reduzir os custos de operação dos voos privados e reduzir o impacto ambiental, além de criar um espaço de interação entre os proprietários de aviões. 

O aplicativo Zephyrus Club está disponível para as plataformas iOS, Android e também em sua página oficial. Em Maringá, o lançamento acontece no Aeroporto Regional Silvio Name Júnior, das 10h às 18h desta quarta-feira.

Como surgiu

O advogado e empresário Luiz Gouvêa usa o serviço de voos privados e decidiu criar o aplicativo ao ver a quantidade de poltronas vazias em cada aeronave. Para ser ter uma ideia, 16,5 mil aviões de uso privado circulam pelo espaço aéreo do país.

Com o aplicativo, a ideia não é ter lucro, mas economia de até 75%, com a redução do custo da hora de voo - em média R$ 2,5 mil. Outro ponto é a redução de gás carbônico (CO2) emitido na queima de combustível. Dados da Associação Brasileira de Aviação Geral de 2015 mostram que há uma emissão de 330,5 mil toneladas de COna atmosfera pelos voos privados.

Para compensar esse impacto, seria necessário o plantio de 1,5 milhão de árvores.

Como funciona?

O proprietário publica os dados de seu voo e o associado se candidata, com pagamento por meio de cartão de crédito. A Feira Internacional de Aviação de Maringá vai até o sábado (24).

Colaboração Assessoria de Imprensa