22°
Máx
14°
Min

Após registro de casos, Araucária faz alerta sobre morcegos com raiva

(Foto: Divulgação) - Após registro de casos, Araucária faz alerta sobre morcegos com raiva
(Foto: Divulgação)

Nos últimos 12 meses, três casos de raiva em morcegos foram registrados no município de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. O mais recente foi detectado na última semana na região central da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, recomenda aos moradores para que não toquem caso encontrem o animal. A raiva é uma doença que pode levar à morte, ela é transmitida por mordidas ou até mesmo arranhões ocasionados por animais.

O que fazer?

Caso um morcego seja encontrado caído no chão, desorientado, voando de dia, com dificuldade para voar ou agressivo, o morador pode tentar "prender" o animal com um balde ou bacia virada para baixo com um peso acima para que ele não consiga fugir. Se encontrar o animal morto, as orientações também devem ser seguidas. O passo seguinte é ligar imediatamente para qualquer um desses telefones: (41)3901-5286, 3901-5281, 3901-5134 ou 0800-643-3005.

Em uma situação em que a pessoa entrou em contato com o animal, deve procurar a unidade de saúde mais próxima para receber atendimento imediato.

Com informações da SMCS de Araucária