24°
Máx
17°
Min

Aprovado mais um curso da Universidade Aberta do Brasil em Londrina

- Aprovado mais um curso de nova universidade em Londrina

 O pólo presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Londrina, teve aprovação de mais um curso de ensino superior. A partir de agora, a instituição de ensino poderá ofertar, além do curso de Licenciatura em Letras, o curso de Licenciatura em Educação Física.

A aprovação foi feita pela Coordenadoria de Apoio a Pólos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília. Através dela, os profissionais do Pólo UAB Londrina poderão procurar o estabelecimento de parcerias com Universidades credenciadas para as aulas.

O novo curso acontecerá na modalidade semipresencial e utilizará os espaços da quadra poliesportiva, piscina e campo de futebol disponíveis no Complexo Esportivo Maria Cecília. Os professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ministrarão as aulas presenciais. A parte teórica do curso será feita à distância, e os alunos serão orientados por tutores. As aulas práticas serão na sede do polo UAB (Rua Luís Brugin, 615, em um prédio anexo ao Complexo Esportivo Maria Cecília, região norte).

O primeiro curso aprovado para a UAB Londrina foi o de Licenciatura em Letras. As aulas serão ministradas por docentes da Universidade Estadual de Maringá (UEM)na modalidade EAD e os encontros presenciais serão nas segundas-feiras à noite. Os alunos que não tiverem acesso a um computador com conexão à internet, poderão utilizar o Laboratório de Informática, onde estarão disponíveis 24 máquinas.

Para a coordenadora do Pólo Londrina, Valéria Duarte, os cursos na UAB refletem um o ganho para a região norte. “Os moradores poderão realizar estudos à distância em horários adaptáveis a sua rotina, contando com o apoio do pólo, que fica próximo de suas residências. Também poderão usar a biblioteca e o laboratório de informática, com acesso à Internet”, disse.

Vestibular 

De acordo a coordenadora da Universidade Aberta do Brasil em Londrina, Valéria Duarte, o primeiro vestibular da UAB deve ser realizado em julho. Para participar, o interessado deverá ter concluído o ensino médio, ter sido aprovado no vestibular e cumprir as exigências previstas em edital.

Sobre a UAB 

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi criada pelo Ministério da Educação (MEC), em 2005, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos superiores em instituições públicas, seja de graduação ou pós-graduação, principalmente para o interior do Brasil. Para isso, o programa articula as ações entre as instituições públicas de ensino superior e os governos municipais e estaduais. Todos os cursos recebem certificado, sendo que o diploma de ensino superior EAD tem a mesma validade de um curso ministrado presencialmente e sairá com o nome da universidade ministrante.

(com informações do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina)