22°
Máx
14°
Min

Araucária está sem coleta de lixo há uma semana

População jogou lixo em frente à sede da Prefeitura (Foto: Reprodução / Jornal O Popular) - Araucária está sem coleta de lixo há uma semana
População jogou lixo em frente à sede da Prefeitura (Foto: Reprodução / Jornal O Popular)

A população do Município de Araucária está sem coleta de lixo desde quinta-feira (7). Como forma de protesto, algumas pessoas chegaram a jogar lixo em frente à sede da Prefeitura. Procurada pela reportagem do Massa News, a prefeitura, por meio da assessoria de imprensa, confirmou que os moradores ficaram sem o serviço e que nenhuma alternativa foi tomada. A administração municipal informou ainda que foi firmado um contrato emergencial para a retomada do serviço, que deve começar a ser restabelecido a partir desta quinta-feira (13).

De acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Araucária (SIFAR), o serviço parou de ser feito na cidade porque a empresa que fazia o recolhimento estava sem pagamento desde o mês de julho. A Prefeitura de Araucária divulgou uma nota na qual afirma que optou por não renovar o contrato de serviço de coleta de lixo e que terminou recentemente. Foi realizado um processo para a contratação de uma empresa e, “de forma surpreendente, a empresa que já prestava o serviço e que queria R$ 736,5 mil/mês na prorrogação para continuar executando o serviço, entrou na disputa e ofereceu R$ 585 mil/mês para o atendimento”, traz a nota.

A empresa continuará a atuar no recolhimento de os lixos comum, reciclável e hospitalar até uma nova licitação para definir a empresa que assinará contrato para 60 meses de atendimento.

Colaboração Paula Schreiber