22°
Máx
16°
Min

Atividade alerta sobre o uso racional de medicamentos

Atividade alerta sobre o uso racional de medicamentos

Nesta terça-feira (5) foi o dia de alerta sobre o uso racional de medicamentos. Algumas pessoas têm como rotina se automedicar, não respeitando e deixando de seguir as orientações passadas pelo médico na hora da consulta. É um comprimido aqui, outro ali, que podem trazer riscos à saúde. E você conhece aquele famoso chá da mãe, da tia, da avó que tira dores? Então, o uso errado desses chás, a base de plantas medicinais, também causa problemas de saúde. É importante ficar alerta e seguir as recomendações médicas.

A farmacêutica do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Caroline Castro, destaca que a automedicação pode provocar até mesmo uma intoxicação. “É extremamente importante que todas as pessoas tenham ciência do cuidado com os medicamentos prescritos pelos profissionais da saúde. Deve-se tomar a quantidade certa e no horário certo. Seguir todas as recomendações para que não tenha problemas posteriores. Todos devem seguir as orientações repassadas pelos especialistas”, ressalta a farmacêutica.

Os profissionais do NASF trabalharam com a comunidade da região do Monteiro Lobato. Eles montaram tendas para receber os moradores, para aferir a pressão, passar orientações nutricionais e distribuir material informativo sobre qualidade de vida. Logo cedo, um grupo que caminhava pelo Parque Monteiro Lobato fez alongamento e recebeu as orientações.

Para a senhora Nilsa de Camargo, essas atividades são essenciais e ajudam a manter a população sempre informada.  “Eu tomo minha medicação corretamente, não sou de exageros e nem de me automedicar. Também tomo meus chás, mas moderadamente. Já aferi minha pressão e agora vou continuar minha caminhada. Adorei essa atividade e gostaria que tivesse todo dia”, comenta.

A atividade foi realizada em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Faculdades Ponta Grossa.

Colaboração Assessoria de Imprensa.