27°
Máx
13°
Min

Audiência debate identidade da GM e sabatina candidatos a prefeito em Maringá

Evento começa às 9h, no Luzamor (Foto: Prefeitura de Maringá) - Audiência debate identidade da GM e sabatina candidatos a prefeito
Evento começa às 9h, no Luzamor (Foto: Prefeitura de Maringá)

Uma audiência pública acontece nesta sexta-feira (26) para discutir a Guarda Municipal de Maringá. Além de debate e palestras, os oito candidatos a prefeito da cidade foram convidados e terão um momento para apresentar suas propostas para a segurança pública, em uma sabatina.

O Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar) convocou a 1ª Audiência Pública da Guarda Municipal, com o tema “Consolidando sua identidade na segurança pública”. O evento começa às 9h e inicialmente seria realizado na Câmara, mas depois foi passado ao auditório Luzamor.

Duas palestras estão programadas, uma delas com o presidente da Conferência Nacional dos Guardas Municipais do Brasil, Oséias Francisco Silva, sobre “Guarda Municipal: protagonista de um novo modelo de segurança para o Brasil”.

(Foto: Sismmar)(Foto: Sismmar)

A segunda fala será do promotor de Justiça Robertson Fonseca sobre “Guarda Municipal de Maringá: consolidando sua identidade na segurança pública”. A dirigente do Sismmar, Celia Vilela, destaca que a audiência não é apenas para os guardas, mas para todos os moradores da cidade.

"O ideal é que a população participe e se informe sobre o papel da Guarda Municipal, conhecendo melhor as demandas da categoria em Maringá". Ela ainda destaca a expectativa para a sabatina com os candidatos a prefeito. "É importante saber o que os candidatos têm a dizer sobre a Guarda Municipal."

Cada candidato terá até cinco minutos para responder quatro questões comuns.

Reivindicações

Na audiência pública, a Guarda Municipal quer apresentar as reivindicações da categoria, como o plano de carreira, estatuto próprio, treinamento, armamento, criação de canal de comunicação com a comunidade e salário compatível com os riscos da atividade.

Colaboração Assessoria de Imprensa