22°
Máx
17°
Min

Autarquia amplia ações de segurança no Maio Amarelo

(Foto: Divulgação) - Autarquia amplia ações de segurança no Maio Amarelo
(Foto: Divulgação)

Em mais de 30 países, o mês de maio já serve como referência para diversas ações de segurança e para a conscientização em relação à enorme quantidade de acidentes e mortes no trânsito em todo o mundo. Em alusão a esta realidade, ao longo deste mês, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) irá intensificar uma série de ações educativas e de conscientização em empresas, escolas e nas ruas de Ponta Grossa.

Segundo Silvia Borges, coordenadora de Educação no Trânsito da AMTT, o foco da atuação da Autarquia é a preservação da vida, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. “Entendemos que a educação para o trânsito deve ocorrer desde o nascimento da criança, pela família. Mas, infelizmente, há uma cultura de superioridade no trânsito, na qual infringir as regras é um valor. Então tentamos mostrar isso em nossas palestras, destacando que, no trânsito, é preciso humildade. É preciso um policiamento próprio, não apenas a repressão dos órgãos públicos”, relata Borges.

Para ela, o crescimento do trânsito, inclusive em Ponta Grossa, exige uma adaptação da rotina dos motoristas. “Os motoristas precisam prever o seu trajeto e sua movimentação na cidade, de maneira a antecipar situações de risco. O planejamento dos trajetos, mesmo que curtos, impede que se precise ir mais rápido, que se façam conversões proibidas, que se passe pelo acostamento. Muitas vezes é preciso parar em locais mais distantes do desejado, é preciso prever isso. Com esses pequenos detalhes, também podemos conseguir diminuir o stress no trânsito e o risco de acidentes”.

Maio Amarelo

O objetivo do movimento é coordenar ações entre o Poder Público e a sociedade civil, colocando em pauta o tema da segurança viária com a mobilização de toda a sociedade. São chamados a participar destas ações os órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e toda a sociedade organizada. A ideia é efetivamente discutir o trânsito das rodovias e das cidades, incentivando as atitudes positivas no trânsito e prevenindo acidentes e mortes. Para as empresas, escolas ou outras entidades que queiram receber as palestras da AMTT, basta oficiar a Autarquia, através do telefone (42) 3901-4003.

Colaboração Assessoria de Imprensa.